2011-09-12

11 de Setembro, Enem e outras "coisinhas"...

Após algumas semanas sem escrever, volto à ativa, porém, não há muitas mudanças nas notícias do Brasil e do Mundo.

Começamos pelas notícias que já estão na mídia há um bom tempo...

Na Líbia a situação ainda não se resolveu, tropas favoráveis ao governo de Kaddafi continuam com os conflitos para retomada de cidades.

Israel é destaque em dois assuntos da semana. Por um lado a situação tensa com a Turquia, que envolve crise diplomática  tensão militar, por outro lado a negociação do Estado Palestino que mais uma vez aparece na agenda da ONU, sem nenhum avanço aparente.

A "novidade" internacional da semana é a queda do superávit comercial da China. Apesar de continuar no "lucro" com o comércio internacional  o gigante comercial teve uma queda considerável nas exportações no mês de agosto. Reflexos da crise chegando? Ainda é cedo para afirmar, mas essa queda chama a atenção e preocupa países exportadores de matéria-prima, como o Brasil.

Por falar em Brasil, o resultado do Enem 2010 saiu e foram bons, houve uma melhora nas médias gerais dos alunos que fizeram a prova, que é o "maior vestibular" do mundo com mais de 4 milhões de candidatos. A versão 2011 será aplicada dias 22 e 23 de outubro.

Continuando com o Brasil, as chuvas no sul já chegaram e mais uma vez trazendo problemas em Santa Catarina. Como é de praxe a "culpa" recai sobre o clima e não sobre o processo caótico de urbanização que gera submoradias em locais de risco...

E a última grande notícia da semana é o "aniversário" de 10 anos do atentado de 11 de setembro. Muito se falou sobre o ato em si, mas pouca reflexão sobre o processo intervencionista dos Estados Unidos pós-atentado, conhecido como "Doutrina Bush" que ocasionou duas invasões no Oriente Médio: Afeganistão (2001) e Iraque (2003). Mais uma vez, temos a história contada pelos vencedores (?).

Como curiosidade, recomendo o artigo do professor João Quartim de Moraes, que faz uma relação entre o Iraque de 2003 e a Líbia de 2011... Vale a leitura. 

Tópico: 2011-09-12

"10 anos" do 11 de Setembro

Serjão | 12/09/2011

Pois é Professor Sumaré!!!! Muito menos sobre os mais de cem anos intervencionista estadunidense na América, não só pelo domínio cultural e econômico....e aí vale apena lembrar o embrago a Cuba....mas o bélico que deixou um grande rastro de mortes na Nicarágua, em Honduras, El Salvador etc....sem falar do apoio aos golpes militares....e aí vai....

Novo comentário